Ideias com mérito

Ideias com mérito

A Rede de Bibliotecas Escolares tem constatado, ao longo dos anos, que o nível do trabalho realizado pelas bibliotecas evidencia um conjunto de práticas cada vez mais centradas no uso da informação e no conhecimento, destacando o papel transversal que a biblioteca escolar ocupa, atualmente, no apoio aos curricula e na melhoria das aprendizagens.

Com o intuito de incentivar o trabalho realizado pelas escolas, foi criada a candidatura Ideias com mérito, que tem como objetivos identificar e apoiar as experiências mais consistentes e difundir as práticas melhor concretizadas pelas bibliotecas.


Projetos apoiados

2016

Agrupamento Escolas de Colmeias
Escola Básica de Colmeias
Localidade Leiria
DGEstE/ DSR Centro
Projeto Inglês com TICs e (re)toques na biblioetca escolar do 1.º ciclo
Coordenação da candidatura Cláudia Sofia de Sousa Mota

Resumo O projeto, centrado na área do Currículo, Literacia e Aprendizagem, prevê um trabalho de articulação entre a biblioteca escolar e a disciplina de Inglês (no 1.º ciclo) através do apoio ao currículo e formação para as literacias contempladas no referencial Aprender com a biblioteca escolar. A articulação entre o professor bibliotecário/ docente de Inglês e o professor titular de turma far-se-á através da lecionação da Língua Inglesa, em regime de coadjuvação, da utilização de recursos impressos e digitais da biblioteca escolar e da produção de conteúdos para divulgação numa plataforma digital. O projeto-piloto deverá, em anos posteriores, ser alargado a todas as turmas do agrupamento.


Agrupamento Escolas Raul Proença
Escola Básica de Santo Onofre
Localidade Caldas da Rainha
DGEstE/ DSR Centro
Projeto A ciência ganha vida entre os livros
Coordenação da candidatura Isabel Maria Seixas da Cunha Seno

Resumo O projeto assenta na dinamização de sessões experimentais com o objetivo de estimular a curiosidade e o espírito científico nos alunos dos 1.º e 2.º ciclos. Com base na leitura coletiva de textos literários com alusões cientificas, são disponibilizados, numa primeira fase, recursos didáticos que possibilitam o registo de observações, debates e conclusões. Este processo de investigação é complementado, posteriormente, com o trabalho em sala de aula, tendo por base a motivação e a curiosidade despertadas pelas sessões experimentais.


Agrupamento Escolas de Paço de Arcos
Escola Secundária Luís de Freitas Branco
Localidade Oeiras
DGEstE/ DSR Lisboa e Vale do Tejo
Projeto Entrelaçar leituras – biblioteca (ainda) mais à frente
Coordenação da candidatura Maria Filomena Martins dos Santos

Resumo O projeto, resultado da articulação entre a biblioteca escolar e a disciplina de Português, concretiza-se através do desenvolvimento de Oficinas de Apoio ao Currículo nos 9.º, 10.º e 12.º anos, com base no modelo WebQuest. Os alunos são convocados a desenvolver competências múltiplas num processo que prevê a leitura, a escrita e o tratamento da informação e resulta na apresentação e divulgação de trabalhos produzidos com recurso a diferentes ferramentas digitas.


Agrupamento Escolas de Venda do Pinheiro
Escola Básica da Venda do Pinheiro
Localidade Venda do Pinheiro
DGEstE/ DSR Lisboa e Vale do Tejo
Projeto Fab@rts: o 3D nas mãos da educação
Coordenação da candidatura Jaquelina Laureano Duarte

Resumo O projeto Fab@rts pretende explorar as potencialidades da modelação e impressão 3D em contexto pedagógico (tangibilidade de conceitos complexos ou abstratos, desenvolvimento de competências, conhecimentos e metodologias de trabalho com aplicabilidade direta nas áreas CTEM – Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática - e perceção espacial), desenvolver as literacias tecnológica e digital, da informação e dos média e incrementar o trabalho colaborativo, a diversificação de metodologias no processo de ensino e aprendizagem, a interdisciplinaridade e a articulação com a biblioteca escolar.
Prevê a criação de um Maker Space focalizado na impressão 3D, o trabalho articulado com diversas áreas disciplinares em contexto curricular, a utilização criativa de tecnologia de vanguarda e aplicações digitais em dispositivos móveis (tablets), a realização de formação para docentes, alunos e encarregados de educação e a promoção de atividades extracurriculares.


Agrupamento Escolas D. Maria IIl
Escola Secundária D. Maria II
Localidade Braga
DGEstE/ DSR Norte
Projeto Ler e escrever em rede
Coordenação da candidatura Maria de Fátima da Mota Teixeira Pinto

Resumo O projeto visa o desenvolvimento de competências de leitura e escrita digitais de alunos do 1.º ciclo, através do trabalho de obras literárias em suporte impresso e digital. Em períodos semanais de 60 e 45 minutos, os alunos leem e são envolvidos em atividades de interpretação – previamente concebidas pela professora bibliotecária e pelos docentes titulares de turma – e em formação que os capacita para a elaboração de trabalhos relacionados com as leituras realizadas. Deste processo resultam produções escritas e curtas-metragens que são divulgadas e partilhadas entre turmas.


Agrupamento Escolas de Maximinos
Escola Secundária de Maximinos
Localidade Braga
DGEstE/ DSR Norte
Projeto A voz dos livros
Coordenação da candidatura Cristina Gandra

Resumo  O projeto pretende desenvolver a literacia da leitura (fluência leitora, colocação de voz, expressividade), através da gravação áudio de obras literárias e de outras tipologias, que serão disponibilizadas para consulta e/ou requisição, designadamente para os alunos cegos e baixa visão.
As atividades, a desenvolver na Oferta de escola e no Clube do leitor, privilegiarão, numa primeira fase, os alunos do 7º ano de escolaridade. Posteriormente, prevê-se a participação no projeto dos encarregados de educação e de outros membros da comunidade educativa.


Agrupamento Escolas de Santa Maria Maior
Escola Secundária de Santa Maria Maior
Localidade Viana do Castelo
DGEstE/ DSR Norte
Projeto TV na Maior
Coordenação da candidatura Cláudia Susana Vieira Santos

Resumo O projeto TV na Maior pretende desenvolver as literacias previstas no referencial Aprender com a biblioteca escolar, através da criação de um canal de televisão escolar, com uma programação regular, em que serão transmitidas entrevistas, reportagens e spots promocionais de livros existentes na biblioteca escolar.

Dirigido a alunos do ensino secundário, regular e profissional, o projeto prevê ações desenvolvidas em situações educativas diversas (curricular, extracurricular, formação em contexto de trabalho e projeto de aptidão profissional), numa dinâmica de trabalho colaborativo entre a biblioteca e os alunos e docentes envolvidos.


2015

Agrupamento Escolas João da Rosa
Escola Básica João da Rosa
Localidade Olhão
DGEstE/ DSR Algarve
Projeto Biblioteca escolar: transpor limites
Coordenação da candidatura Nélia Maria Gregório Estêvão

Resumo O projeto, orientado pelo referencial Aprender com a biblioteca escolar, o Modelo de avaliação da biblioteca escolar e o Programa Rede de Bibliotecas Escolares. Quadro estratégico: 2014-2020, pretende desenvolver as literacias da leitura, da informação e dos média através da utilização de equipamentos e recursos digitais. Para atingir este propósito será atualizada a biblioteca virtual do agrupamento e criados espaços em linha que agreguem recursos didáticos, trabalhos dos alunos e tutoriais para a utilização de ferramentas digitais. A utilização destes recursos será potenciada pela utilização de tablets em contexto letivo e extraletivo, pela realização de formação para alunos, docentes e pais/ encarregados de educação, pelo trabalho colaborativo desenvolvido com os docentes para a sua criação, manutenção e aplicação em contexto curricular e pela valorização dos trabalhos e aprendizagens feitos pelos alunos.


Agrupamento Escolas Lima-de-Faria
Escola Secundária Lima-de-Faria
Localidade Cantanhede
DGEstE/ DSR Centro
Projeto Literacias da escola: formar os parceiros da biblioteca
Coordenação da candidatura Isabel Maria Rodrigues Bernardo

Resumo O projeto envolve todos os agrupamentos de escolas de ensino público do concelho e pretende, através da formação dos docentes e dos alunos e da produção e disponibilização de recursos pedagógicos, o desenvolvimento das literacias da informação e digital em contexto curricular. Alicerçado no referencial Aprender com a biblioteca escolar, iniciou-se em 2014/ 2015, centrado no desenvolvimento da literacia da informação e pretende, nos anos letivos 2015/ 2017, incrementar a literacia digital. A biblioteca escolar assume um papel central neste projeto, atuando como agente habilitador dos seus parceiros potenciando, assim, o trabalho colaborativo e o desenvolvimento das capacidades dos alunos.


Agrupamento n/a
Escola Secundária Quinta das Palmeiras
Localidade Covilhã
DGEstE/ DSR Centro
Projeto GPI – Gui@s de Percursos Interativos
Coordenação da candidatura Albertina Maria Salgueiro Henriques Leitão

Resumo O projeto consiste na produção, por parte dos alunos dos Cursos Profissionais Técnicos de Turismo/ Multimédia, de uma aplicação informática interativa para iPad e computadores que permite a criação de roteiros turísticos locais e regionais com informação em várias línguas. Os materiais, produzidos em articulação com a biblioteca escolar, deverão resultar num guia da cidade e integrar o Centro Pedagógico e Interpretativo da escola. Está prevista a sua utilização por outros alunos e pela comunidade e a rentabilização em contexto de formação.


Agrupamento Escolas de Porto de Mós
Escola Secundária de Porto de Mós
Localidade Porto de Mós
DGEstE/ DSR Centro
Projeto DICA (Dominar a Informação Certa com Astúcia)
Coordenação da candidatura Carlos Alberto Cruz de Oliveira

Resumo O projeto pretende desenvolver as literacias da informação e dos média, de acordo com o preconizado pelo referencial Aprender com a biblioteca escolar, através de atividades e projetos desenvolvidos integralmente em sala de aula com recurso a suportes digitais, da construção coletiva de um currículo do agrupamento para o desenvolvimento destas literacias, da elaboração de materiais de apoio para os alunos e do incremento do trabalho colaborativo com os docentes.


Agrupamento Escolas Viseu Sul
Escola Básica D. Luís de Loureiro
Localidade Viseu
DGEstE/ DSR Centro
Projeto Ser+ Cidadão
Coordenação da candidatura Maria da Conceição Tomé

Resumo O projeto, que visa promover a integração social da população cigana da zona, assenta em dois eixos centrais: o desenvolvimento das literacias e o sucesso escolar dos alunos desta etnia, e a implementação de atividades no âmbito da educação intercultural dirigidas a todos os alunos e à comunidade local. Partindo da biblioteca, interface importante para a equidade e a inclusão social, a escola promove dois tipos de iniciativas: 1) com turmas que integram alunos de etnia cigana são desenvolvidas atividades de articulação curricular que têm como objetivo trabalhar competências de leitura, digitais e de informação com recurso a dispositivos móveis; 2) alunos, professores e pais são envolvidos em práticas interculturais que incluem formação e seminários.


Agrupamento Escolas de Mafra
Escola Básica de Mafra
Localidade Mafra
DGEstE/ DSR Lisboa e Vale do Tejo
Projeto LER na pont@ dos dedos
Coordenação da candidatura Maria João Caetano

Resumo O projeto visa a melhoria da fluência e compreensão leitoras, através de um trabalho sistemático que se desenvolverá em três vertentes: complemento curricular, curricular e livre. Na vertente curricular serão tratados, ainda, conteúdos das disciplinas envolvidas, pretendendo-se também, por esta via, a melhoria do desempenho dos alunos a este nível. Prevê a articulação contínua entre os docentes envolvidos e a biblioteca escolar na realização das atividades e a utilização, a par da leitura em suporte papel, de aplicações, recursos e equipamentos digitais.


Agrupamento n/a
Escola Artística do Conservatório de Música Calouste Gulbenkian
Localidade Braga
DGEstE/ DSR Norte
Projeto Centro de Escrita
Coordenação da candidatura Anabela de Fátima Vilela Fernandes

Resumo O projeto Centro de escrita (CE) é um serviço da biblioteca escolar que oferece apoio individualizado, presencial e em linha, na elaboração de diversos tipos de textos, contando para isso com um grupo de professores, com horas adstritas à biblioteca e ao CE.
Este acompanhamento, resulta, maioritariamente, de uma articulação prévia com docentes de várias disciplinas: i) os docentes encaminham os alunos para o Centro de escrita para trabalhar tipologias textuais específicas; ii) Os docentes solicitam uma formação específica, a realizar na biblioteca ou na sala de aula; iii) A equipa do CE realiza uma oficina de escrita em sala de aula (2 aulas de 50 minutos) e acompanhando depois, na biblioteca e à distância, a produção textual até à versão final.
O Centro de escrita apoia ainda, presencialmente ou a distância, todos os alunos que o procuram espontaneamente.


Agrupamento Escolas Sá de Miranda
Escola Básica de Palmeira
Localidade Braga
DGEstE/ DSR Norte
Projeto VideoM@T
Coordenação da candidatura Paulo Manuel Jorge dos Reis

Resumo O projeto VideoM@T, baseado na metodologia JuxtaLearn, envolve a criação de um clube com o nome do projeto, que visa estimular a curiosidade dos alunos em ciência e tecnologia através de produção de vídeos criativos que explorem conteúdos curriculares de Matemática, potenciando a inspiração criativa, o desenvolvimento do conhecimento conceptual e compreensivo, através de um trabalho articulado entre a biblioteca escolar, os docentes de Matemática e de Educação Visual e Educação Tecnológica.
A biblioteca, enquanto estrutura nuclear na escola, dotada de recursos, serviços e tecnologias, capazes de contribuir para o enriquecimento do currículo e das práticas docentes, assume um papel de relevo na operacionalização, liderança e coordenação dos intervenientes.


Agrupamento n/a
Escola Secundária Martins Sarmento
Localidade Guimarães
DGEstE/ DSR Norte
Projeto Múltiplas leitur@s: as literacias na ciência e na arte
Coordenação da candidatura Cristina Ferreira de Freitas Lopes

Resumo Trata-se de um projeto de promoção da leitura, alicerçado na literatura científica, artística e ensaística e desenvolvido pela biblioteca, em articulação com os departamentos curriculares de matemática, ciências experimentais e ciências sociais e humanas. Partindo da leitura de obras de divulgação científica e artística relacionadas com os conteúdos curriculares, os alunos partilham opiniões em fóruns de leitura e produzem conteúdos em formato digital que refletem as aprendizagens realizadas. Os produtos são divulgados à comunidade em apresentações públicas e num repositório digital.


Agrupamento Escolas de Ponte da Barca
Escola Básica e Secundária de Ponte da Barca
Localidade Ponte da Barca
DGEstE/ DSR Norte
Projeto Leituras & Companhia
Coordenação da candidatura Renato Frederico Devesa de Macedo e Silva Ferreira

Resumo Semanalmente, incluindo nas interrupções letivas, é gravado um programa para a Rádio Barca – 99.6 FM, que vai para o ar aos sábados e aos domingos, das 12 às 13 horas, e que aborda os mais diversos temas. A escolha do tema, a preparação dos materiais, assim como a gravação e edição dos programas resulta de um trabalho entre a articulação da biblioteca escolar, os docentes dos 1.º e 2.º ciclos e os alunos do Curso Técnico de Multimédia, que têm a seu cargo a edição de um MP3 que é entregue na Rádio Barca semanalmente.
À medida que são difundidos na rádio, os programas vão sendo disponibilizados também em linha, na página Web do agrupamento.


Agrupamento Escolas D. Dinis
Escola Básica e Secundária D. Dinis
Localidade Santo Tirso
DGEstE/ DSR Norte
Projeto QRbook!
Coordenação da candidatura Ana Maria Fernandes Silva

Resumo O projeto QRbook! assenta nas potencialidades dos códigos QR na promoção do livro e da leitura. Alunos, professores e outros elementos da comunidade educativa terão acesso, a partir de dispositivos móveis, a dados sobre obras literárias, previamente selecionadas e trabalhadas, podendo, ainda, responder a questionários em linha e consultar trabalhos produzidos pelos alunos.


2014

Agrupamento Escolas José Estevão
Escola Básica nº 2 de São Bernardo
Localidade Aveiro
DGEstE/ DSR Centro
Projeto Palavras em Tablet
Coordenação da candidatura Paula Antunes

Resumo O projeto tenta responder às dificuldades de leitura e escrita dos alunos e, em simultâneo, à sua crescente apetência pelas tecnologias digitais móveis, adotando estratégias inovadoras, nomeadamente no domínio da língua materna, que se traduzirão em sessões de leitura e escrita criativa e colaborativa, com recurso a tablets  e apps. Contempla a formação dos professores de Português, através de uma parceria informal com a Universidade de Aveiro e o seu Centro de Competências TIC. Prevê a criação, pelos alunos, de textos originais,  e a sua divulgação através da plataforma do agrupamento, das redes sociais, de um blogue e, ainda, a publicação em formato ebook e papel.


Agrupamento Escolas Eugénio de Castro
Escola Básica de Solum-Sul
Localidade Coimbra
DGEstE/ DSR Centro
Projeto Miúdos.com
Coordenação da candidatura Maria Nazarete Soares da Silva Costa Catré

Resumo A biblioteca assume-se como o lugar privilegiado de articulação de diferentes disciplinas, saberes e projetos, e de produção de conhecimento interdisciplinar, em interação com a comunidade educativa, particularmente com as famílias. Pretende promover a leitura associada a diferentes conteúdos curriculares, suportes e formatos, e estimular a autonomia dos alunos na aprendizagem. Prevê parcerias internas - programa EcoEscolas, projetos Conhecer a cidade, Eu e a História da minha cidade… - e externas – Museu da Água, Centro Ciência Viva, Softciências e Biblioteca Municipal. As atividades do projeto decorrerão, quer em tempos letivos, em sala de aula, quer nos tempos de enriquecimento curricular (AEC) e de oferta complementar (TIC).


Agrupamento Escolas Rainha Santa Isabel
Escola Básica Rainha Santa Isabel
Localidade Leiria
DGEstE/ DSR Centro
Projeto Seis passos com tic para @prender
Coordenação da candidatura Helena Felizardo

Resumo O projeto parte dos desafios colocados à escola pelo acelerado desenvolvimento das TIC, o aumento exponencial da informação e as limitações dos discentes ao nível da literacia digital e de informação. Tem como objetivo a formação dos alunos em literacia digital e de informação com base num trabalho de articulação curricular, tendo em conta as orientações definidas no Aprender com a biblioteca escolar e as Metas de aprendizagem TIC. Prevê a produção de recursos pedagógicos e a sua divulgação online.


Agrupamento Escolas de Mealhada
Escola Secundária da Mealhada
Localidade Mealhada
DGEstE/ DSR Centro
Projeto Levar o livro eletrónico à sala de aula
Coordenação da candidatura Pedro Miguel Soares Gomes Semedo

Resumo O problema de partida deste projeto é a necessidade de a escola explorar pedagogicamente a tecnologia digital, de uso cada vez mais generalizado pela nova e-geração de alunos, assim como promover a igualdade no acesso e um uso significativo das TIC. É proposta a exploração das virtualidades pedagógicas da tecnologia digital, neste caso, de tablets e smartphones, por alunos e professores, em diferentes vertentes: promoção da leitura; da literacia da informação;  produção e disponibilização de conteúdos e aplicações. O projeto prevê formação e apoio especializado da Universidade de Coimbra.


Agrupamento Escolas de Mira
Escola Básica de Mira
Localidade Mira
DGEstE/ DSR Centro
Projeto De pequenino se planta o pepino - literacia ecológica em contexto escolar 
Coordenação da candidatura Maria do Rosário Monteiro de Figueiredo

Resumo Partindo da desvalorização, pelos alunos, do meio rural em que vivem e do seu desconhecimento do património local, natural e cultural, o projeto pretende intervir holisticamente, articulando diferentes disciplinas (Português, Ciências da Natureza, Educação Visual, Educação Tecnológica) e outros projetos em curso na área da ecologia. Alia práticas de campo, de observação e experimentação na horta escolar com atividades mais reflexivas, e com práticas de leitura e escrita, na biblioteca. Utiliza recursos e potencialidades locais para promover a leitura e as literacias. Prevê ações de formação e visitas preparatórias, e a elaboração de materiais didáticos em diferentes suportes, que serão divulgados no interior e exterior do Agrupamento. Tem o apoio de entidades como a Autarquia e a Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Vagos, com as quais serão estabelecidos protocolos. Envolve toda a comunidade escolar.


Agrupamento Escolas de Penacova 
Escola Básica e Secundária de Penacova
Localidade Penacova 
DGEstE/ DSR Centro
Projeto Da informação ao conhecimento com a biblioteca escolar
Coordenação da candidatura Maria de Lurdes Araújo Dias

Resumo O projeto resulta de uma reflexão a nível de escola sobre a necessidade de trabalhar, de forma contínua e contextualizada, saberes e competências relacionados com a literacia da informação. Professores e alunos, previamente selecionados, são chamados a desenvolver um trabalho de articulação entre a sala de aula e a biblioteca escolar, que se assume como uma ação comum para a consecução das metas do projeto educativo. Este trabalho é operacionalizado através da interseção entre o projeto de literacia da informação, os conteúdos de alguns projetos em curso e o referencial Aprender com a Biblioteca Escolar. Os produtos serão divulgados online.


Agrupamento Escolas de Tondela Cândido de Figueiredo
Escola Básica de Tondela
Localidade Tondela
DGEstE/ DSR Centro
Projeto Conhecimento à mão – CIDADANIA.com TIC
Coordenação da candidatura Cide Lourenço

Resumo O projeto visa desenvolver, de forma continuada e contextualizada, a literacia da informação, da leitura e dos média, com os alunos do 4º ano do agrupamento e os respetivos professores titulares de turma. A biblioteca, assumindo um papel central no desenvolvimento do projeto, é encarada como centro de aprendizagens, na medida em que facilita a planificação conjunta de atividades, a produção de materiais, bem como a utilização de tecnologias para acesso e tratamento da informação, tendo por objetivo conduzir as crianças à criação do conhecimento necessário ao exercício da cidadania.


Agrupamento Escolas São Martinho do Porto
Escola Básica e Secundária São Martinho do Porto
Localidade Alcobaça
DGEstE/ DSR Lisboa e Vale do Tejo
Projeto Há ler e e-ler
Coordenação da candidatura Ana Paula Príncipe Cardoso

Resumo O projeto prevê a utilização de dispositivos móveis para promoção da leitura recreativa em formato digital e desenvolvimento da literacia da informação e dos média, com turmas do 3º ciclo e do ensino secundário previamente identificadas. Em relação à promoção da leitura recreativa, serão desenvolvidas atividades que preveem o empréstimo de e-books e de e-readers. No que concerne às práticas de literacia da informação e dos média, os dispositivos serão utilizados, em contexto curricular, para a elaboração de trabalhos de pesquisa, devidamente orientados pelos professores responsáveis pelo projeto. 


Agrupamento Escolas de São Bruno
Escola Básica de São Bruno
Localidade Oeiras
DGEstE/ DSR Lisboa e Vale do Tejo
Projeto (dis)Postos a ler+ em rede 
Coordenação da candidatura Conceição Aleixo

Resumo O projeto prevê o alargamento de serviços de biblioteca a todas as escolas do 1º ciclo do agrupamento através da organização e dinamização de postos de leitura, em que são implicados os alunos do 3º ciclo numa rede de voluntariado de leitura. Após a instalação dos postos de leitura, os alunos mais velhos, inscritos no projeto, ficam responsáveis pela preparação e dinamização de sessões de leitura dirigidas aos alunos mais novos, em formatos e suportes diversos. O projeto resulta de uma articulação entre a biblioteca escolar e a disciplina de Educação para a Cidadania.


Agrupamento n/a
Escola Secundária de Peniche
Localidade Peniche
DGEstE/ DSR Lisboa e Vale do Tejo
Projeto E-nós 
Coordenação da candidatura Noémia Cláudia Machado

Resumo O projeto resulta de uma dinâmica já em curso na escola, que se prende com o funcionamento do Clube de Voluntários, intitulado Missão Servir. Os alunos inscritos neste clube dinamizam, junto da população idosa de Peniche, sessões de leitura e, fazem, simultaneamente, uma recolha do património oral (contos, lendas, adivinhas, provérbios, romances, cantigas, …). A recolha é compilada num livro em suporte papel e em suporte digital.


Agrupamento n/a
Escola Secundária Alfredo Reis da Silveira
Localidade Seixal
DGEstE/ DSR Lisboa e Vale do Tejo
Projeto e-esARS.escola@digital 
Coordenação da candidatura Ana Paula Gonçalves

Resumo O projeto e-esARS.escola@digital, assumido pela escola como ação conducente ao sucesso educativo dos alunos, pressupõe o desenvolvimento de competências digitais e de leitura através da utilização de dispositivos móveis e de ferramentas da Web 2.0, em articulação com os docentes responsáveis pela sala de estudo e apoio educativo. As atividades desenvolvidas visam a apropriação, por parte de alunos e de docentes, de saberes passíveis de serem postos ao serviço da aprendizagem, otimizando ferramentas de trabalho colaborativo e ambientes online.


Agrupamento Escolas Miguel Torga
Escola Secundária Miguel Torga
Localidade Sintra
DGEstE/ DSR Lisboa e Vale do Tejo
Projeto Parceiros de leitura
Coordenação da candidatura Maria José Gonçalves de Abreu Romão

Resumo Projeto que visa, fundamentalmente, valorizar e melhorar as competências de leitura, a autoestima e o sentido cívico dos alunos, assim como aproximar diferentes ciclos e anos de escolaridade, no contexto do novo agrupamento. Baseia-se num contrato de voluntariado de leitura em que alunos mais velhos (secundário) vão ler com os mais novos (1º ciclo) e dinamizar atividades com estes. Prevê-se a leitura em diferentes suportes e formatos e o envolvimento de professores do secundário e do 1º ciclo.


Agrupamento Escolas n.º 2 de Torres Novas
Escola Básica e Secundária Artur Gonçalves
Localidade Torres Novas
DGEstE/ DSR Lisboa e Vale do Tejo
Projeto Ensinar a aprender com a biblioteca
Coordenação da candidatura Felisbela Ramos Morgado

Resumo A biblioteca escolar, no agrupamento, constitui-se como uma estrutura indispensável às aprendizagens. Com este projeto, em colaboração mais estreita com os docentes, propõe-se melhorar a competência leitora dos alunos do 1º ciclo e, assim, contrariar os resultados menos satisfatórios que os mesmos revelam na disciplina de Português.
Preconiza-se uma intervenção com diferentes metodologias e recursos diferenciados, que conta com a parceria de instituições de ensino superior - Escola Superior de Educação de Torres Novas e Instituto Politécnico de Tomar - tendo por objetivo a sua monitorização e avaliação.


Agrupamento Escolas de Real
Escola Básica de Real
Localidade Braga
DGEstE/ DSR Norte 
Projeto Simplesmátic@!
Coordenação da candidatura José Barroco

Resumo O projeto surge como resposta ao insucesso revelado pelos alunos na disciplina de matemática, na avaliação interna e na avaliação externa. Esta realidade, adicionada às dificuldades que os discentes manifestam, na realização de cálculo mental, esteve na origem de, uma ação concertada na escola, entre a biblioteca e os docentes da disciplina. Estes, em parceria com uma equipa de investigação Hypatiamat, Guia - Grupo Universitário de Investigação em Autorregulação da Escola de Psicologia do Minho, propõem-se adotar um conjunto de estratégias associadas ao uso de tecnologias para melhorar os níveis de literacia matemática dos alunos.


Agrupamento Escolas André Soares
Escola Básica André Soares
Localidade Braga
DGEstE/ DSR Norte
Projeto Todos @ ler
Coordenação da candidatura Regina Campos

Resumo O projeto resulta da necessidade de captar os alunos do 3º ciclo para a leitura e para o uso da biblioteca. Esta faixa etária, tal como nos revelam os estudos internacionais, diverge nos seus interesses refletindo-se na menor participação das atividades propostas pela biblioteca escolar. A escola procura inverter esta tendência e, baseando-se na personificação das salas de aula - uma sala de aula um escritor -, promove junto dos alunos do 7º ano, a descoberta pela vida e obra do autor. A articulação entre a biblioteca e várias disciplinas nomeadamente, com a História, Educação Tecnológica e Visual visa incentivar a leitura e consequente criação, em contexto de sala de aula, de produtos em diversos formatos. 



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