Ideias com mérito

Ideias com mérito

O Programa Rede de Bibliotecas Escolares tem constatado, ao longo dos anos, que o nível do trabalho realizado pelas bibliotecas evidencia um conjunto de práticas cada vez mais centradas no uso da informação e no conhecimento, destacando o papel transversal que a biblioteca escolar ocupa, atualmente, no apoio aos curricula e na melhoria das aprendizagens.

Com o intuito de incentivar o trabalho destas escolas, foi criada a candidatura Ideias com mérito, que tem como objetivos identificar e apoiar as experiências mais consistentes e difundir as práticas concretizadas pelas bibliotecas.


Projetos apoiados

2018

Agrupamento Escolas n.º 2 de Elvas
Escola Básica n.º 1 de Elvas
Localidade Elvas
DGEstE/ DSR Alentejo
Projeto Aprender, partilhar e comunic@r com os repórteres SL

Resumo O projeto Aprender, partilhar e comunic@r com os repórteres SL prevê o envolvimento de alunos dos 1.º e 2.º ciclos no desenvolvimento de atividades que os posicionam no papel de repórteres, sob a coordenação da biblioteca escolar. Através desta forma de trabalho, que requer dos alunos uma atitude ativa e participativa, são desenvolvidas competências associadas à leitura, à pesquisa, tratamento e comunicação da informação em vários suportes.


Escola Escola Secundária Campos de Melo
Localidade Covilhã
DGEstE/ DSR Centro
Projeto Da literacia digital à cidadania global

Resumo O projeto Da literacia digital à cidadania global visa o desenvolvimento da competência da leitura e do espírito crítico, associando o uso das tecnologias a uma atitude cívica de intervenção no mundo que rodeia os alunos. Partindo da leitura de obras, em vários formatos, os alunos mais velhos, dos cursos profissionais, são chamados a dar formação aos mais novos, resultando dessa dinâmica, supervisionada pelos professores das disciplinas envolvidas e pelo professor bibliotecário, a construção de booktrailers e de QR code e a sua disponibilização num repositório digital para utilização pedagógica.


Escola Escola Secundária Avelar Brotero
Localidade Coimbra
DGEstE/ DSR Centro
Título do projeto Vencer os muros e o silêncio

Resumo O projeto Vencer os muros e o silêncio inclui a promoção da leitura numa estratégia global da escola que visa a inclusão de alunos surdos e a aproximação a cidadãos reclusos. Os alunos, sob orientação do professor bibliotecário e de outros docentes, escrevem apreciações críticas que acompanham os livros lidos no estabelecimento prisional e produzem materiais bilingues para os alunos surdos que frequentam a escola.


Agrupamento Agrupamento de Escolas Luísa Todi
Escola Escola Básica Luísa Todi
Localidade Setúbal
DGEstE/ DSR Lisboa e Vale do Tejo
Título do projeto Tr@nsLiteracias

Resumo O projeto Tr@nsLiteracias pretende apoiar os docentes do 1.º ciclo do ensino básico a integrar as tecnologias digitais em contexto educativo através da (re)qualificação de práticas pedagógicas e aquisição de novas competências. Paralelamente, promover-se-ão as literacias e as práticas de cidadania, através da realização de atividades e projetos que permitam desenvolver as competências necessárias para o exercício de uma participação mais ativa e democrática na sociedade destes alunos.


Agrupamento Escolas Agualva Mira Sintra
Escola Secundária Matias Aires
Localidade Sintra
DGEstE/ DSR Lisboa e Vale do Tejo
Título do projeto O conhecimento na ponta dos dedos

Resumo O projeto O conhecimento na ponta dos dedos prevê o desenvolvimento das literacias digitais e da informação, através de uma articulação sistemática entre a biblioteca escolar e os docentes. Serão realizadas sessões formativas e de trabalho com os alunos no âmbito da literacia digital; formação de professores para a utilização de dispositivos móveis, ferramentas e ambientes digitais e a criação de um banco de recursos digitais de apoio ao currículo.


Escola Escola Secundária São Pedro
Localidade Vila Real
DGEstE/ DSR Norte
Título do projeto Desenvolver a literacia digital e o pensamento crítico com a biblioteca

Resumo O projeto Desenvolver a literacia digital e o pensamento crítico com a biblioteca visa formar cidadãos capazes de analisar e questionar a realidade, avaliar e selecionar a superabundância de informação disponível e tomar decisões fundamentadas. As equipas da biblioteca escolar e da biblioteca da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro propõem-se organizar e desenvolver atividades colaborativas de aprendizagem que promovam a literacia digital e o pensamento crítico através da indagação, exploração e investigação de temas e problemas integrados no currículo específico de disciplinas.


Agrupamento Agrupamento de Escolas de Mosteiro e Cávado
Escola Escola Básica de Mosteiro e Cávado
Localidade Braga
DGEstE/ DSR Norte
Título do projeto Construir s@beres na Biblioteca Escolar

Resumo O projeto Construir s@beres na biblioteca escolar propõe-se desenvolver, de forma articulada e sequencial, as literacias da informação, da leitura e da escrita. Através da interação entre a biblioteca e os docentes, pretende-se concretizar a articulação curricular nas disciplinas de Português, História e Geografia de Portugal e apoio ao estudo, partindo da pesquisa de temas estruturantes alicerçados nos curricula. Os alunos serão orientados no processo de pesquisa em linha, desenvolvendo estratégias de localização de informação com crescente autonomia. Posteriormente, serão produzidas diferentes tipologias textuais e narrativas digitais com recurso a ferramentas de escrita colaborativa.


2017

Agrupamento Escolas de Portel
Escola Básica D. João de Portel
Localidade Portel
DGEstE/ DSR Alentejo
Projeto Portel digit@l t@lking

Resumo O projeto prevê um trabalho articulado entre a biblioteca escolar e os docentes de Língua Inglesa, privilegiando metodologias ativas e o uso da tecnologia no desenvolvimento das literacias da leitura e da informação.
Através de iniciativas como Speaker’s Corner, Let’s Talk e formação sobre o uso de algumas ferramentas, os alunos são envolvidos na realização de atividades que os motivam para a aprendizagem da Língua Inglesa e simultaneamente para a utilização efetiva dos recursos da biblioteca. Histórias digitais, dramatizações de textos, vídeos e registos áudio, bem como conversações com outros alunos estrangeiros serão alguns dos produtos que irão ser divulgados no repositório do projeto.


Agrupamento Escolas de Almeida
Escola Básica e Secundária Dr. José Casimiro Matias
Localidade Almeida
DGEstE/ DSR Centro
Projeto Da semente da palavra à flor do conhecimento

Resumo O projeto tem como objetivo central o apoio a alunos do 1.º ciclo com dificuldades identificadas no processo de aprendizagem da leitura. É realizado um trabalho colaborativo entre o professor bibliotecário, os professores titulares de turma e os docentes de apoio, que se consubstancia na organização dos alunos em estufas e no desenvolvimento de atividades que lhes permitem evoluir de acordo com o seu ritmo de aprendizagem. As atividades dinamizadas incluem exercícios adaptados a cada aluno através de processos de gamificação.


Agrupamento Escolas Afonso de Paiva
Escola Básica Afonso de Paiva
Localidade Castelo Branco
DGEstE/ DSR Centro
Projeto Ler, contar e recontar

Resumo O projeto centra-se na problemática da leitura e visa, através de um trabalho que abrange sobretudo o domínio de educação literária, conjugar a compreensão leitora ao prazer de ler. Esse trabalho sistemático com alunos do 1.º ciclo, e que resulta de uma ação concertada entre a equipa da biblioteca e os professores titulares de turma, prevê a dinamização de atividades de mediação da leitura e de ateliês práticos, na sala de aula e na biblioteca escolar.


Agrupamento Escolas de Santa Comba Dão
Escola Secundária de Santa Comba Dão
Localidade Santa Comba Dão
DGEstE/ DSR Centro
Projeto Pequenos cientistas sempre a aprender!

Resumo O projeto visa o desenvolvimento integrado das literacias científica, da leitura, da informação e digital através de uma estreita articulação curricular e do trabalho colaborativo com a biblioteca escolar.
Dirigido a alunos e docentes dos 1º e 2º ciclos do ensino básico, o projeto prevê sessões formativas para docentes e ações realizadas, em contexto letivo, de forma regular e continuada, envolvendo atividades experimentais, de leitura, de escrita, pesquisa e tratamento da informação.


Agrupamento Escolas de Moinhos da Arroja
Escola Básica de Moinhos da Arroja
Localidade Odivelas
DGEstE/ DSR Lisboa e Vale do Tejo
Projeto Infomedia – um passo para o conhecimento

Resumo Destinado a alunos do 1º ciclo do ensino básico, o projeto pretende, em articulação curricular, desenvolver as literacias da leitura, dos media, digital e o pensamento computacional, através de ações formativas sobre criação e edição em vídeo e princípios básicos de programação. Estão ainda previstas sessões que pretendem agregar a hora do conto, numa perspetiva interdisciplinar, com atividades que envolvem as TIC, a programação e a robótica.


Agrupamento Escolas de Real
Escola Básica de Real
Localidade Braga
DGEstE/ DSR Norte
Projeto Experimentar para partilh@r

Resumo  Destinado a alunos do 1º ciclo do ensino básico, o projeto pretende, através da articulação entre docentes e do trabalho colaborativo com a biblioteca escolar, promover o ensino experimental das ciências. Prevê também formação para os docentes, designadamente no apoio à preparação e realização de atividades de base experimental, laboratorial e de campo e à elaboração de protocolos experimentais digitais.


Agrupamento Escolas Carlos Amarante
Escola Secundária Carlos Amarante
Localidade Braga
DGEstE/ DSR Norte
Projeto Aprender a criar na biblioteca escolar

Resumo Aprender a criar na biblioteca escolar prevê a reestruturação de duas bibliotecas do agrupamento, adequando o espaço a novas formas de trabalho e equipando-as com recursos que facilitam práticas pedagógicas inovadoras.
Depois de docentes e alunos receberem formação, nomeadamente em Ambientes de aprendizagem suportados por Tecnologias móveis, os alunos do Ensino Profissional e  Ensino Recorrente desenvolvem atividades que implicam o uso dos recursos e equipamentos da biblioteca escolar no desenvolvimento de trabalhos de projeto relacionados com as suas áreas de aprendizagem.


Agrupamento Escolas de Monserrate
Escola Básica Dr. Pedro Barbosa 
Localidade Viana do Castelo
DGEstE/ DSR Norte
Projeto Biblioteca Atlântica: rotas de futuro 

Resumo O projeto propõe-se desenvolver, de forma sólida e gradual, aquelas que são consideradas as competências fundamentais para o século XXI: comunicação, colaboração, pensamento crítico, conetividade, criatividade e cultura.
Dirigido a alunos e docentes do 3.º ciclo, pretende promover o uso criativo de tecnologias digitais em meio escolar para envolver os alunos em diversas dinâmicas de leitura e, simultaneamente, alavancar os professores na experimentação e envolvimento com novos cenários de aprendizagem.
O projeto prevê, ainda, a criação de um novo espaço na biblioteca, mais versátil e adaptável, que seja um laboratório de aprendizagem para alunos e professores. Contempla, também, formação para docentes no âmbito dos Laboratórios de aprendizagem e oficinas de leitura e escrita criativa para alunos.


Agrupamento n/a
Escola Secundária Dr. Joaquim Gomes Ferreira Alves
Localidade Vila Nova de Gaia
DGEstE/ DSR Norte
Projeto Leituras cruzadas

Resumo O projeto, destinado a alunos do 6.º ao 12.º ano e em articulação direta com os docentes de Português e Inglês, pretende, através da realização de ciclos de leitura, combater a diminuição dos índices de leitura domiciliária e (re)conquistar leitores. O programa desenvolver-se-á em três momentos distintos (1. Escolho o livro a ler; 2. Leio e cruzo saberes e 3. Falo do livro que li), recorrendo a conteúdos de realidade aumentada, códigos QR, murais digitais e plataformas colaborativas.


2016

Agrupamento Escolas de Colmeias
Escola Básica de Colmeias
Localidade Leiria
DGEstE/ DSR Centro
Projeto Inglês com TICs e (re)toques na biblioteca escolar do 1.º ciclo

Resumo O projeto, centrado na área do Currículo, Literacia e Aprendizagem, prevê um trabalho de articulação entre a biblioteca escolar e a disciplina de Inglês (no 1.º ciclo) através do apoio ao currículo e formação para as literacias contempladas no referencial Aprender com a biblioteca escolar. A articulação entre o professor bibliotecário/ docente de Inglês e o professor titular de turma far-se-á através da lecionação da Língua Inglesa, em regime de coadjuvação, da utilização de recursos impressos e digitais da biblioteca escolar e da produção de conteúdos para divulgação numa plataforma digital. O projeto-piloto deverá, em anos posteriores, ser alargado a todas as turmas do agrupamento.


Agrupamento Escolas Raul Proença
Escola Básica de Santo Onofre
Localidade Caldas da Rainha
DGEstE/ DSR Centro
Projeto A ciência ganha vida entre os livros

Resumo O projeto assenta na dinamização de sessões experimentais com o objetivo de estimular a curiosidade e o espírito científico nos alunos dos 1.º e 2.º ciclos. Com base na leitura coletiva de textos literários com alusões cientificas, são disponibilizados, numa primeira fase, recursos didáticos que possibilitam o registo de observações, debates e conclusões. Este processo de investigação é complementado, posteriormente, com o trabalho em sala de aula, tendo por base a motivação e a curiosidade despertadas pelas sessões experimentais.


Agrupamento Escolas de Paço de Arcos
Escola Secundária Luís de Freitas Branco
Localidade Oeiras
DGEstE/ DSR Lisboa e Vale do Tejo
Projeto Entrelaçar leituras – biblioteca (ainda) mais à frente

Resumo O projeto, resultado da articulação entre a biblioteca escolar e a disciplina de Português, concretiza-se através do desenvolvimento de Oficinas de Apoio ao Currículo nos 9.º, 10.º e 12.º anos, com base no modelo WebQuest. Os alunos são convocados a desenvolver competências múltiplas num processo que prevê a leitura, a escrita e o tratamento da informação e resulta na apresentação e divulgação de trabalhos produzidos com recurso a diferentes ferramentas digitas.


Agrupamento Escolas de Venda do Pinheiro
Escola Básica da Venda do Pinheiro
Localidade Venda do Pinheiro
DGEstE/ DSR Lisboa e Vale do Tejo
Projeto Fab@rts: o 3D nas mãos da educação

Resumo O projeto Fab@rts pretende explorar as potencialidades da modelação e impressão 3D em contexto pedagógico (tangibilidade de conceitos complexos ou abstratos, desenvolvimento de competências, conhecimentos e metodologias de trabalho com aplicabilidade direta nas áreas CTEM – Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática - e perceção espacial), desenvolver as literacias tecnológica e digital, da informação e dos média e incrementar o trabalho colaborativo, a diversificação de metodologias no processo de ensino e aprendizagem, a interdisciplinaridade e a articulação com a biblioteca escolar.
Prevê a criação de um Maker Space focalizado na impressão 3D, o trabalho articulado com diversas áreas disciplinares em contexto curricular, a utilização criativa de tecnologia de vanguarda e aplicações digitais em dispositivos móveis (tablets), a realização de formação para docentes, alunos e encarregados de educação e a promoção de atividades extracurriculares.


Agrupamento Escolas D. Maria IIl
Escola Secundária D. Maria II
Localidade Braga
DGEstE/ DSR Norte
Projeto Ler e escrever em rede

Resumo O projeto visa o desenvolvimento de competências de leitura e escrita digitais de alunos do 1.º ciclo, através do trabalho de obras literárias em suporte impresso e digital. Em períodos semanais de 60 e 45 minutos, os alunos leem e são envolvidos em atividades de interpretação – previamente concebidas pela professora bibliotecária e pelos docentes titulares de turma – e em formação que os capacita para a elaboração de trabalhos relacionados com as leituras realizadas. Deste processo resultam produções escritas e curtas-metragens que são divulgadas e partilhadas entre turmas.


Agrupamento Escolas de Maximinos
Escola Secundária de Maximinos
Localidade Braga
DGEstE/ DSR Norte
Projeto A voz dos livros

Resumo  O projeto pretende desenvolver a literacia da leitura (fluência leitora, colocação de voz, expressividade), através da gravação áudio de obras literárias e de outras tipologias, que serão disponibilizadas para consulta e/ou requisição, designadamente para os alunos cegos e baixa visão.
As atividades, a desenvolver na Oferta de escola e no Clube do leitor, privilegiarão, numa primeira fase, os alunos do 7º ano de escolaridade. Posteriormente, prevê-se a participação no projeto dos encarregados de educação e de outros membros da comunidade educativa.


Agrupamento Escolas de Santa Maria Maior
Escola Secundária de Santa Maria Maior
Localidade Viana do Castelo
DGEstE/ DSR Norte
Projeto TV na Maior

Resumo O projeto TV na Maior pretende desenvolver as literacias previstas no referencial Aprender com a biblioteca escolar, através da criação de um canal de televisão escolar, com uma programação regular, em que serão transmitidas entrevistas, reportagens e spots promocionais de livros existentes na biblioteca escolar.

Dirigido a alunos do ensino secundário, regular e profissional, o projeto prevê ações desenvolvidas em situações educativas diversas (curricular, extracurricular, formação em contexto de trabalho e projeto de aptidão profissional), numa dinâmica de trabalho colaborativo entre a biblioteca e os alunos e docentes envolvidos.



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