Leitura | Ler| Comunicar | 1.º ciclo | Artes visuais | Português |Ensino não presencial | Ilustração |Oralidade | Partilha de opiniões
Reconhecimento de semelhanças e diferenças na linguagem visual de diferentes ilustradores, através da observação/ leitura de diversas ilustrações. 
 
 
 
 

Objetivos

  • Estimular a imaginação e construção do conhecimento.
  • (Re)conhecer traços gráficos característicos de um ilustrador.
  • Sensibilizar para diferentes tipos de ilustração.

 

Desenvolvimento

Reconhecimento de semelhanças e diferenças na linguagem visual de diferentes ilustradores, através da observação/ leitura de diversas ilustrações.

  • Seleção de diferentes ilustrações (de vários livros de um mesmo ilustrador e de outros não relacionados).

  • Disposição das várias ilustrações num mural físico ou digital.

  • Leitura (texto e imagem) de um dos livros do ilustrador selecionado.

  • Em grande grupo, os alunos:
    • Selecionam, de entre o conjunto de ilustrações disponibilizadas, as que foram realizadas pelo ilustrador escolhido
    • Debatem sobre as razões das escolhas.

  • Os professores identificam as respostas corretas e apresentam os títulos das obras a que pertencem.

Trabalho posterior:

  • Os alunos replicam algumas das ilustrações da forma mais fiel possível, usando ferramentas digitais ou analógicas.
  • A partir dos títulos das obras, os alunos escrevem um texto e ilustram-no, de acordo com as características identificadas.

 

Aprendizagens AcBE

Conhecimentos/ Capacidades:

3. Constrói sentidos a partir de leituras em vários formatos (áudio, escrito, vídeo, multimédia).
4. Expressa oralmente ideias recorrendo a vocabulário adequado e sequências discursivas apropriadas. 

Atitudes/ Valores:

3. Participa na troca e debate de ideias.
4. Manifesta espírito crítico.
5. Respeita diferentes opiniões.

 

Articulação curricular possível

1.º Ciclo
Educação Artística - Artes Visuais
Português
http://www.dge.mec.pt/aprendizagens-essenciais-ensino-basico 

 

Recursos

  • Emojis para impressão.•    Imagens de diferentes ilustradores.
    •    Ferramenta digital para criação de um mural:
    https://www.rbe.mec.pt/np4/bed-instrumentos/?text=murais 

Observações

Esta atividade pode ser desenvolvida em autonomia pelo docente curricular ou em trabalho colaborativo com o(a) professor(a) bibliotecário(a) e pode igualmente ser implementada presencialmente ou a-distância (usando a ferramenta de videoconferência adotada pela escola ou outra)
Atividade adaptada a partir de: Roteiro para o uso da biblioteca escolar.

_
Contactos
_
Acessibilidade
_
Lista de distribuição
_
Blogue
_
Facebook
_
Instagram
_
Twitter
_
YouTube
_
Flipboard