Projetos > Centenário de José Saramago > Propostas de trabalho

As qualidades de um homem – Conversação

Carta Universal de Deveres | Artigos 9 e 12

“1. Todas as pessoas têm o dever e a obrigação de, dentro das suas condições e possibilidades, participar responsavelmente nos assuntos públicos e na tomada de decisões coletivas. […]”

“2. Os investigadores, cientistas, centros de investigação, as empresas e demais organizações sociais, económicas e culturais têm o dever e a obrigação de promover o conhecimento, o desenvolvimento e a inovação científica e tecnológica responsável em benefício da humanidade, e de proceder em conformidade com as melhores práticas éticas.”

Fundação José Saramago. (2017). Carta Universal de Deveres e Obrigações dos Seres Humanos. https://www.josesaramago.org/carta-universal-dos-deveres-e-obrigacoes-dos-seres-humanos/ 

Conversação

Organize-se em grupo, explore a Autobiografia de José Saramago (Fundação José Saramago) e reflita sobre as qualidades/ defeitos de um homem, José Saramago, e de si próprio, expressando oralmente as suas ideias e sentimentos.

Tópicos que podem abrir esta conversa:

1. Que qualidade atribuiria a José Saramago? Registe-a numa folha de papel de cenário afixada na parede.
É comum?
Já demonstrou essa qualidade em algum momento da sua vida?
Se sim, partilhe essa experiência.

2. A realização e reconhecimento de José Saramago dependeu da capacidade que demonstrou em agarrar a ocasião e transformar-se, “levantar-se do chão”, e não tanto dos seus antecedentes ou circunstâncias em que nasceu.
Isso terá sido, para ele, fácil ou inquietante? Conhece alguém que tivesse tido uma vida semelhante?
Se sim, conte essa história.

3. Represente a qualidade que atribuiu a Saramago numa pequena coisa do dia-a-dia. Escreva-a ou desenhe-a junto da qualidade assinalada e justifique a sua decisão. 


Palavras de José Saramago

Fundação José Saramago. (s.d.). José Saramago: Autobiografia. https://www.josesaramago.org/biografia/

_
Contactos
_
Acessibilidade
_
Lista de distribuição
_
Blogue
_
Facebook
_
Instagram
_
Twitter
_
YouTube
_
Flipboard