Projetos > PÚBLICO na Escola

Concurso Nacional de Jornais Escolares

Isto também é comigo!          Jornalistas em rede          Jornais escolares


Concurso Nacional de Jornais Escolares

[05/11/2021]

Já são conhecidos os resultados do Concurso Nacional de Jornais Escolares. Outra Presença, do Agrupamento Abade de Baçal, Bragança e a revista Poeta, da Escola Básica António Correia de Oliveira, Esposende, foram distinguidos com o primeiro prémio na categoria de jornais de agrupamento e jornais de escola, respetivamente.

O concurso, promovido no âmbito da iniciativa PÚBLICO na Escola, contou a participação de 139 publicações, em formato impresso ou em linha, o que correspondeu a um aumento de 32% relativamente ao ano anterior.

Além dos prémios atribuídos à categoria de Melhor Jornal do Agrupamento e Melhor Jornal de Escola, foi também atribuído o prémio Incentivo, que inclui a dinamização do workshop «Como fazer um jornal» e distinguidas as melhores reportagens, o melhor design gráfico e o melhor trabalho de ciências. Os prémios serão entregues no dia 24 de novembro.


A RBE felicita os vencedores e desafia mais bibliotecas escolares a participarem no concurso.

CATEGORIA A

Melhor Jornal de Agrupamento

1.º prémio: Outra Presença (Agrupamento de Escolas Abade de Baçal, Bragança)
2.º prémio: EçaNews (Agrupamento de escolas Eça de Queirós, Lisboa)


CATEGORIA B

Melhor Jornal de Escola
1.º prémio: Poeta (Escola Básica António Correia de Oliveira, Esposende)
2.º prémio: NewsPoeta (Escola Secundária Poeta António Aleixo, Portimão)


PRÉMIOS ESPECIAIS

Prémio Incentivo
O riscado (Agrupamento de Escolas de Airães, Felgueiras)

Prémio Melhor Trabalho de Ciência
“Genética humana” - Trabalho publicado na edição n.º 6 da BioHeitor, revista escolar de divulgação científica da Escola Secundária Frei Heitor Pinto, na Covilhã.

Prémio Melhor Reportagem
“Refugiados”
“Pezarat Correia”
Trabalhos publicados em duas edições (55 e 56) do jornal Mar da Palha, do Agrupamento de Escolas Emídio Navarro, em Almada.

Melhor Design Gráfico
Ponto - Revista da Escola Secundária José Saramago, Mafra

 

Concurso Nacional de Jornais Escolares 


02/06/2021

A edição de 2020-21 do Concurso Nacional de Jornais Escolares está neste momento a decorrer. As publicações que se candidatam a concurso devem ser enviadas entre os dias 1 de junho e 10 de julho de 2021 e os vencedores serão anunciados até ao final de outubro.

 

04/03/2021

A edição de 2020/ 21 do Concurso Nacional de Jornais Escolares traz algumas novidades e prémios especiais.

Até 31 de março, os estabelecimentos de ensino podem candidatar as suas publicações, independentemente do suporte em que são difundidas.
 
Nesta edição do Concurso Nacional de Jornais Escolares, as publicações podem ser inscritas como jornais de agrupamento (categoria A) ou jornais de escola (categoria B).

Serão atribuídos primeiro e segundo prémios em cada uma destas categorias.

Para além dos três prémios especiais — reportagem, trabalho de ciência e design gráfico —, incluiu-se este ano um prémio incentivo para publicações dinamizadas em contextos desfavorecidos, que contempla um workshop sobre como fazer um jornal.

Em relação ao formato do jornal, são admitidas várias tipologias, desde que cumpram os critérios definidos, nomeadamente ter havido, pelo menos, duas edições.

Assim, aceitam-se publicações em papel e/ou em formato digital, sendo possível concorrer com um número em papel e outro digital; quando às publicações online, devem ter sido atualizadas regularmente durante o presente ano letivo.

Consulte o regulamento e aceda à ficha de inscrição.

 

Põe a Tua Escola no Mapa


29/04/2021

A nova iniciativa do PÚBLICO na escola chama-se Põe a Tua Escola no Mapa e pretende dar a conhecer os jornais escolares pela voz dos que neles colaboram. O programa é transmitido na plataforma Ao Vivo do jornal PÚBLICO e a próxima emissão é no dia 4 de maio.

O programa Põe a Tua Escola no Mapa é transmitido quinzenalmente, todas as terças-feiras, pelas 15h00.

Em cada emissão haverá espaço para a rubrica “Pergunta, que o jornalista responde”, onde os colaboradores dos jornais escolares convidados poderão colocar questões, que depois serão respondidas por um jornalista do PÚBLICO.

A primeira emissão [https://www.publico.pt/aovivo/detalhe/viagem-mundo-jornais-escolares-primeira-paragem-evora-169] do programa decorreu no dia 20 de abril e teve como convidado o jornal escolar Horta das Notícias do Agrupamento de Escolas Severim de Faria em Évora.

_
Contactos
_
Acessibilidade
_
Lista de distribuição
_
Blogue
_
Facebook
_
Instagram
_
Twitter
_
YouTube
_
Flipboard